terça-feira, 27 de julho de 2010

Eu, o computador e o tédio

Funcionou por um tempo

Nenhuma atualização nos sites que costumo acessar. Nenhum vídeo novo no youtube. Nenhum link interessante no twitter. Nada. Só eu, o computador e o tédio. O que fazer então? Até dá para encontrar alguns passatempos, apesar de não exterminarem a sensação de "minutos preciosos da minha vida acabaram de passar e nunca mais vão voltar" (pelo contrário, até reforçam).

sexta-feira, 23 de julho de 2010

É preciso saber calar a boca

"Esse título aí em cima foi pra mim?"


Pois é. Lembram daquela reportagem super-engraçada que a SporTV fez sobre o Paraguai? Então, já que os brasileiros gostam tanto de piadas preconceituosas e generalistas, o ator Sylvester Stallone resolveu fazer uma a respeito do Brasil:

"Filmamos no Brasil porque lá você pode machucar as pessoas enquanto filma. Você pode explodir o país inteiro e eles ainda dizem para você, 'obrigado e tome aqui um macaco para você levar para casa'".

 Nada realmente novo. Serve apenas para nos lembrar que, se para a SporTV o Paraguai é um "paraíso obscuro do mundo", para o Stallone o brasileiro é um povo deslumbrado distribuidor de macacos. Ninguém está livre dos estereótipos. E, pelo jeito, a piada só é engraçada quando não é sobre a gente, né? Não estou defendendo o Stallone e sua citação infeliz. Bem longe disso. Mas não dá para ignorar o fato de que muita gente que riu do Paraguai se sentiu ofendida com a gracinha do Rambo.

Não vou negar que está sendo legal ver o povo defendendo o Brasil fora da época de Copa do Mundo para variar um pouco. Enquanto escrevo esse post, a tag "Cala Boca Sylvester Stallone" é a mais discutida no twitter. Muita gente fala em boicotar o próximo filme do cara (o mesmo que foi filmado aqui). Deveriam mesmo, mas não dá pra levar a sério esses "revolucionários do twitter". Alguém se lembra do #forasarney? Aparentemente o cara não sai de lá tão cedo. E do #diasemglobo? (Aliás, por que só um dia? Por que não um #vidasemglobo?) É bem provavel que o Rocky Balboa já tenha sido perdoado pela memória curta da maioria quando o filme entrar em cartaz. "Ow, vamos ver o novo filme do Stallone? Foi gravado aqui no Brasil!"

Sobre o fato em si, não há muito o que falar. Talvez apareça um "pedido de desculpas ao povo brasileiro" se a repercussão for muito grande. Mas não foi a primeira vez e nem será a última que alguém faz comentários preconceituosos em nome de um humor duvidoso. E isso não vai mudar enquanto houver idiotas para rir desse tipo de coisa.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Amontoado de clichês

Acordou. Não sabia onde estava e nem conseguia enxergar nada. Estava escuro. Escutava ao longe o choro de uma criança. Pouco depois, um cachorro começou a latir. Não se lembrava de nada. Sentia cheiro de álcool misturado a sangue, vômito e mofo. Teria bebido? Não sabia. Tentou chamar por alguém, mas a voz não saiu.

sábado, 17 de julho de 2010

Pessoas inteligentes

"Tá olhando o quê? É maior que o seu, tá?"

Há dois tipos básicos de pessoas inteligentes. Pessoas Inteligentes do Tipo A são aquelas que se preocupam em dividir parte de seu conhecimento com os outros. Pessoas Inteligentes do Tipo B são aquelas que só se preocupam em mostrar aos outros o quanto são inteligentes.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

É sério! Funciona mesmo! Eu juro! Acabei de fazer!

É impressionante a quantidade de correntes de e-mails que eu recebo. Principalmente considerando que a minha lista de contatos é bem restrita. Aprendi a apagar esses e-mails sem peso na consciência. Mas, em meio a piadinhas genéricas, boatos sensacionalistas e "belas mensagens para melhorar o meu dia", destaco um tipo que consegue me irritar ainda mais que essas.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

De volta às raízes. Ou quase.

Novos velhos desafios


Mês passado aconteceu a E3 (Eletronic Entertainment Expo), feira dedicada aos videogames. Nela são apresentados os jogos que serão lançados futuramente. Na época, eu não tinha blog. Então só estou escrevendo sobre isso agora. Não vou falar sobre a feira em si, mas sobre dois jogos (ou melhor, duas séries) apresentados lá.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Copa 2010 - do que me lembrarei

A África do Sul é logo ali

Toda Copa do Mundo tem seus momentos. Aqueles acontecimentos que, por algum motivo, ficam na memória de quem viu. (Eu não poderia arranjar um começo de texto mais piegas que esse, poderia?)
Mas enfim, tentarei listar aqui os cinco fatos mais marcantes dessa copa. Vou ignorar fatores extra-campo, como as onipresentes vuvuzelas e o polvo vidente. Outras ausências estranhas, eu explico nos parágrafos a seguir.

domingo, 11 de julho de 2010

Um estranho no ninho

Espanhóis comemoram título inédito

A Espanha é campeã da Copa do Mundo de 2010. Ainda não caiu a ficha. Aquele seleto grupo que contava apenas com Brasil, Itália, Alemanha, Uruguai, Argentina, Inglaterra e França ganha mais um componente. São agora oito seleções campeãs. Mas eu ainda não assimilei essa nova informação. Apesar de a Espanha ser a minha aposta para vencer antes da Copa começar.

sábado, 10 de julho de 2010

Países e estereótipos

Lago Azul de Ypacaraí, Paraguai

Há alguns dias, a SporTV achou que seria uma boa idéia (pra mim, essa palavra sempre terá acento) exibir uma reportagem "engraçadinha" sobre o Paraguai. A repercussão causada mostrou que a emissora estava errada. Mas não é sobre isso que eu quero falar. Acho que tudo o que podia ser dito sobre esse caso já foi dito por pessoas mais capacitadas do que eu. O fato é que esse caso ilustra um problema que sempre me incomodou, mas eu nunca entendi o porquê. Vou tentar explicar, mas não garanto que serei bem sucedido.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Frases que odeio...

... mas ouço sempre #1

"Não tem erro!"

É sempre assim. Você precisa chegar em algum lugar que você não sabe onde é. Alguém aparece para explicar: "Segue reto a avenida, faz a rotatória, anda uns três querteirões, vira as direita, daí você vai ver uma casa amarela de portão laranja. É lá. Não tem erro!"
Isso me incomoda porque comigo sempre tem erro. E dúvidas. "Você tá falando daquela avenida que passa na frente da escola ou da que passa atrás?" "Quando você diz 'fazer a rotatória', é 'fazer a rotatória' toda ou só contorná-la?" "'Uns três quarteirões'? Isso abre uma margem de erro de dois a cinco quarteirões. Quantos exatamente eu preciso andar" (Mesmo que seja especificado, eu acabo perdendo a conta). E o pior de tudo é não encontrar nenhuma casa amarela de portões laranja depois. Ou pior. Encontrar três delas na mesma rua.
Não tem erro pra você, que sabe onde é.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Diferenças e semelhanças

A minha voz continua a mesma. Mas meus cabelos, quanta diferença...

Muita gente que cresceu nos anos 80 e 90 passou parte de sua infância sentado em frente à TV, com controle em punhos, tentando fazer um personagem sair de um ponto A para chegar a um ponto B. A maioria dos jogos de videogame eram simples, mas eficazes em consumir o tempo de seus usuários.
O tempo passou, as crianças cresceram e os games mudaram muito. Mas quem desperdiçava horas preciosas de seu sagrado fim-de-semana com esse passatempo, ainda mantém algum tipo de vínculo com esses aparelhos. Tais pessoas podem ser classificadas em pelo menos um desses grupos:

quarta-feira, 7 de julho de 2010

O ínicio

R.I.P. 2006-2008


Esse é o segundo blog que eu tento emplacar. O primeiro foi entregue às traças virtuais devido à preguiça e falta de assunto do autor. Ele ainda existe, mas está fechado para o público.
Então, porque criar outro blog ao invés de ressuscitar minha primeira experiência?