sexta-feira, 23 de julho de 2010

É preciso saber calar a boca

"Esse título aí em cima foi pra mim?"


Pois é. Lembram daquela reportagem super-engraçada que a SporTV fez sobre o Paraguai? Então, já que os brasileiros gostam tanto de piadas preconceituosas e generalistas, o ator Sylvester Stallone resolveu fazer uma a respeito do Brasil:

"Filmamos no Brasil porque lá você pode machucar as pessoas enquanto filma. Você pode explodir o país inteiro e eles ainda dizem para você, 'obrigado e tome aqui um macaco para você levar para casa'".

 Nada realmente novo. Serve apenas para nos lembrar que, se para a SporTV o Paraguai é um "paraíso obscuro do mundo", para o Stallone o brasileiro é um povo deslumbrado distribuidor de macacos. Ninguém está livre dos estereótipos. E, pelo jeito, a piada só é engraçada quando não é sobre a gente, né? Não estou defendendo o Stallone e sua citação infeliz. Bem longe disso. Mas não dá para ignorar o fato de que muita gente que riu do Paraguai se sentiu ofendida com a gracinha do Rambo.

Não vou negar que está sendo legal ver o povo defendendo o Brasil fora da época de Copa do Mundo para variar um pouco. Enquanto escrevo esse post, a tag "Cala Boca Sylvester Stallone" é a mais discutida no twitter. Muita gente fala em boicotar o próximo filme do cara (o mesmo que foi filmado aqui). Deveriam mesmo, mas não dá pra levar a sério esses "revolucionários do twitter". Alguém se lembra do #forasarney? Aparentemente o cara não sai de lá tão cedo. E do #diasemglobo? (Aliás, por que só um dia? Por que não um #vidasemglobo?) É bem provavel que o Rocky Balboa já tenha sido perdoado pela memória curta da maioria quando o filme entrar em cartaz. "Ow, vamos ver o novo filme do Stallone? Foi gravado aqui no Brasil!"

Sobre o fato em si, não há muito o que falar. Talvez apareça um "pedido de desculpas ao povo brasileiro" se a repercussão for muito grande. Mas não foi a primeira vez e nem será a última que alguém faz comentários preconceituosos em nome de um humor duvidoso. E isso não vai mudar enquanto houver idiotas para rir desse tipo de coisa.