A minha voz continua a mesma. Mas meus cabelos, quanta diferença...
O tempo passou, as crianças cresceram e os games mudaram muito. Mas quem desperdiçava horas preciosas de seu sagrado fim-de-semana com esse passatempo, ainda mantém algum tipo de vínculo com esses aparelhos. Tais pessoas podem ser classificadas em pelo menos um desses grupos:
Grupo 1: Os Amadurecidos
Frase favorita: "Videogame é coisa de criança"
Para esses, o videogame não era muito diferente das bonecas ou dos carrinhos. Provavelmente se desfizeram de seu console quando precisaram de dinheiro para comprar algo mais adulto. Um celular, talvez.
Os integrantes desse grupo não jogam mais videogame. A não ser em ocasiões muito especiais. Quando, por exemplo, os amigos se juntam para matar as saudades da infância. Mas mesmo nesses casos, os integrantes do grupo 1 não chegam a se empolgar. São sempre os primeiros a morrer nos jogos de plataforma. São sempre os últimos colocados nos jogos de corrida. São sempre o saco de pancadas nos jogos de luta.
Game favorito: Não tem. Ele se lembra vagamente de um "jogo do Mario" que tinha quando era criança, mas nada muito especial.
Grupo 2: Os Saudosistas
Frase favorita: "Já não se fazem mais jogos como antigamente..."
Esse se difere do grupo 1 por um principal motivo: eles ainda gostam de videogame. Certamente conservam seu Super Nintendo ou Mega Drive e passam umas boas horas mergulhados em nostalgia. Se não isso, pelo menos um emulador eles têm.
O problema dos integrantes desse grupo são os games atuais. Gráficos realistas? Estrtégia barata para vender jogos mediocres. Jogabilidade 3D? Pseudo-realismo com péssimo controle de câmera. Enfim, para alguém desse grupo, a indústria do videogame atual está apenas preocupada em ganhar dinheiro e não em fazer bons jogos.
Game favorito: Depende da época que começou a jogar, do estilo que prefere e do console que ele teve. Os principais contenders são: Pacman, Tetris, Super Mario Bros., Super Mario Bros. 3, Super Mario World, Sonic the Hedgehog, The Legend of Zelda, Street Fighter II e os jogos da série Final Fantasy (no máximo até o sexto).
Grupo 3: Os Progressistas
Frase favorita: "Mó loco esses gráfico, véi!"
O total oposto do grupo 2. Grande parte dos integrantes desse grupo não conseguem entender como é que conseguiam se divertir com aqueles jogos simplórios e ultrapassados que infestaram os anos 90. Para eles, todas as mudanças sofridas pelos games foram para melhor. A ambientação em 3D dá mais liberdade e os gráficos perfeitos dão uma sensação de realismo absurda que só tem a acrescentar na experiência.
Game favorito: Depende muito do console que ele tem. Jogos com multiplayer online são os que mais costumam se destacar.
Grupo 4: Os Gamers Hardcore
Frase favorita: "Apesar da jogabilidade estar um pouco defasada, este é um clássico atemporal"
O importante aqui não é a idade do jogo. Nem se ele é 2D ou 3D. Eles também não costumam ligar para os gráficos, para o enredo e nem mesmo para o gênero dos jogos. Praticamente, todo jogo que você conhece, ele já jogou e chegou ao final. De Donkey Kong a Call of Duty 4, passando por Earthbound e Metal Gear Solid.
Para esse grupo, o que determina se um jogo é bom ou ruim é única e exclusivamente a jogabilidade. Se ele tiver algum problema com lag, comandos que não respondem instantaneamente ao botão apertado, câmeras que atrapalham o ângulo de visão ou itens que tornam o jogo fácil demais, já era. Ele vai entrar em algum fórum na internet, postar um crítica pesada e arrumar briga com alguns integrantes dos outros grupos.
Game favorito: Depende o gênero que ele favorecer. Grandes chances de ser algum Final Fantasy (de preferência o 6 ou o 7) ou algum The Legend of Zelda (Ocarina of Time e Link to the Past despontam como favoritos). Pode ser também algo inovativo como Portal ou algum clássico como GoldenEye 007.
Grupo 5: Jogadores Casuais
Frase favorita: "Vamos tirar uma partida de Mario Kart?"
Ah, os jogadores casuais... provavelmente o grupo com maior número de gente. Existem jogadores casuais de vários tipos, mas a característica que os une é o pouco tempo que têm para os videogames. Costumam preferir jogos simples e que proporcionem alguns minutos de diversão. Basicamente, são os amigos do integrante do Grupo 1. Aqueles mesmos que o "forçam" a jogar em ocasiões especiais.
Para os integrantes dos outros grupos, o jogador casual é aquele que joga qualquer porcaria que tenha sido lançada. São também os culpados pelos jogos de péssima qualidade que vendem milhões de cópias.
Game favorito: Varia, varia muito... Costuma ser Mario Kart, Guitar Hero, Mortal Kombat, Donkey Kong Country, Super Smash Bros., Winning Eleven, Jogos baseados em filmes etc.
Essa é apenas uma visão geral. Boa parte das pessoas reunem características de todos esses grupos. Depende do dia. Depende do humor. Depende do jogo...