É impressionante a quantidade de correntes de e-mails que eu recebo. Principalmente considerando que a minha lista de contatos é bem restrita. Aprendi a apagar esses e-mails sem peso na consciência. Mas, em meio a piadinhas genéricas, boatos sensacionalistas e "belas mensagens para melhorar o meu dia", destaco um tipo que consegue me irritar ainda mais que essas.
Você já deve ter recebido também. O título costuma vir todo em letras maiúsculas, para que não haja o risco de você não ver. As palavras que vem nele são semelhantes às do título desse texto. Geralmente, aparecem no meio vários "Re:Re:Resp:Fw:Fwd:Re". Ou seja, é tão urgente que a pessoa que te enviou nem teve tempo para deixar o título mais legível. Vamos abrir então.
No começo do texto, vários endereços de e-mails desconhecidos. São várias listas. A pessoa nem se deu ao trabalho de apagar o nome dos pobres destinatários que receberam essa porcaria antes de você.
Finalmente, chegamos na mensagem principal. É um teste. Ou mais uma das inúmeras mensagens motivacionais que infestam a internet. Feito o teste, lida a mensagem, ou seja lá qual foi a missão que ele te deu, vem o golpe. Ainda com tom suave (sim, eu consigo identificar tons em textos de e-mail), o último parágrafo te diz que:
"Se você enviar esse texto para mais 15 pessoas e apertar F5, vai aparecer na tela do seu computador o nome da pessoa que te ama/ o nome da pessoa que te ama/ o rosto de deus/ quantos dias te restam de vida/ qualquer merda do gênero".
Pois bem. Note que a pessoa te enviou a mensagem antes de saber se ela funciona mesmo. Primeiro ela manda para você e mais 14 infelizes e só depois ela aperta o F5 para constatar que não aparece porra nenhuma (eu nunca cheguei a fazer nenhum desses testes, mas não precisa ser um gênio para deduzir que mensagens pré-fabricadas não sabem o nome da pessoa que e ama. Elas nem ao menos sabem quem é você).
Bem que essas pessoas poderiam mandar outro e-mail depois, informando o que aconteceu depois que ela apertou o F5. Se não acontece nada, é bom deixar isso claro, para que outras 225 potenciais vítimas não percam seu tempo fazendo isso. E se realmente aparecer alguma coisa (e essa coisa fizer algum sentido)... é melhor começarmos a nos preparar. Depois dessa, não vai demorar muito para as máquinas proféticas começarem a dominar o planeta e a transformar todas as formas de vida em escravos.