Voltando para pelo menos cumprir a minha cota de um post por mês. Não queria que o assunto fosse video game de novo, mas... é o que eu tenho mais feito ultimamente. Portanto, enquanto o mundo não decidir inventar nada mais interessante, vou continuar escrevendo sobre isso. Pelo menos nos momentos em que eu conseguir vencer a preguiça, abrir o blog e escrever.
Bom, o fato é que, nesse Natal, eu conquistei o direito de ganhar uma presente (sim, ultimamente a coisa anda assim. Nem espírito natalino sai de graça). Tinha pensado primeiro em pegar um Donkey Kong Country Returns, lançado no mês passado. Mas minha política de evitar jogos muito recentes falou mais alto. Não sei por que eu faço isso, realmente. Acho que gosto de esperar o hype baixar (e quando eu ouço gente falando que o DKCR é melhor do que a trilogia inicial, é provavel que eu acabe detestando o jogo só por isso). Decidi que esperarei mais alguns meses para tentar o jogo dos macacos.
Olhando um pouco mais para trás, me lembrei do jogo que, muito provavelmente, serviu de inspiração para esse (bem mais até do que os três DKC para Super Nintendo): New Super Mario Bros Wii.
NSMBW foi lançado no final do ano passado. E, dependendo do desenrolar da história, é sério candidato a se tornar um jogo histórico. Ah, sim! Jogos do Mario tem certa tendência em se tornarem históricos. E isso está longe de ser coincidência. Primeiro porque, atualmente, qualquer coisa que a Nintendo lança que tenha o Mario na capa é sucesso de vendas quase garantido. Mesmo que seja só um jogo-da-velha. A crítica pode até não ser muito boa, mas o dinheiro entra do mesmo jeito.
Segundo porque, mesmo que o jogo fracasse, Mario é uma das poucas franquias que pode se dar ao luxo de errar. Hoje, se uma série lança um jogo que não corresponde às expectativas, os fãs rezam para que esse não seja o fim de tudo. No caso do Mario, os fãs sabem que esse não será o fim. Isso dá aos responsáveis pela série a chance de experimentar coisas novas que, se derem certo, acabarão sendo copiadas por outras séries, elevando o jogo original ao status de pioneiro. Não a toa, Mario tem uma série de jogos de plataforma, outra de eventos esportivos, outra de corridas de kart e outra de RPG.
E porque NSMBW pode vir a ser tornar histórico? Voltemos um pouco no tempo. Quando surgiram os consoles da era 32-bit (Nintendo 64, Sega Saturn e Playstation) ficou meio que decidido que o futuro do video game estava nos jogos 3D. Então, todas as séries de todos os gêneros que pretendiam sobreviver nesse novo futuro tiveram que migrar do 2D para o 3D.
Só que essa não foi uma simples mudança visual. Jogar aqueles jogos era uma experiência completamente diferente. Isso acabou afastando algumas pessoas (e conquistando outras, naturalmente). Depois de um tempo (quando ohype baixou), muitas séries acabaram voltando para o 2D. Ou melhor, se tornaram séries em 2,5D: a jogabilidade é 2D, mas os gráficos, ó, são em 3D viu?
Mas os jogos de plataforma seguiam-se firmes e fortes no 3D. Até existiam alguns em 2D, mas eram tratados como algo menor e, na maioria das vezes, ficavam relegados ao video games portáteis (dirigidos mais especificamente aos jogadores casuais, que nem são considerados "jogadores de verdade").
E aí entra o NSMBW. o primeiro jogo de plataforma 2D tratado como mainstream em anos. (Na verdade, existiram sim outros jogos de plataforma 2D lançados antes do NSMBW já na época da "ditadura" 3D. Um dos mais famosos, creio, é o Mega Man 9, lançado em 2008. O jogo é 2D mesmo. Com gráficos de NES e tudo. Nada dessas frescuras 2,5D. Mas o jogo é apenas disponível via download. E isso, pra mim, não é ser tratado como mainstream).
O interessante é que o NSMBW foi divulgado na E3 de 2009, juntamente com Super Mario Galaxy 2 - o jogo que dava sequência às aventuras em 3D do bigodudo. Claro que isso abriu margens para inúmeras comparações. Principalmente para aqueles adeptos da dicotomia: 2D = passado, 3D = futuro. Mas, ao mesmo tempo em que muita gente olhava o NSMBW com desdém e mal podia esperar pra sair voando pelo espaço no SMG2, outro grupo começou a somar 2+2 e perceber que os dois jogos, embora considerados ambos como "plataforma", são bem diferentes entre si. E que, talvez, quem sabe, a existência de um não precisa anular a do outro.
Então, acabou acontecendo o esperado. Os dois jogos, por serem do Mario, acabaram sendo um sucesso. SMG2 continuou a expandir a revolucionária mecânica apresentada pelo seu antecessor satisfazendo a sede dos "futuristas". NSMBW fez com que muitos programadores descobrissem a pólvora esfregando na cara de todos que os jogos de plataforma 2D não morreram. É possível que o jogo ganhe uma continuação e inaugure uma nova série dentro da franquia Mario. Não só isso, pode ser o jogo que marcará o retorno das plataformas 2D (se elas vierem a retornar mesmo - e eu espero que sim).
Por isso, decidi que deveria jogar NSMBW antes de DKCR. E foi o "presente" de Natal que acabei ganhando. Se eu me arrependo? Bom... esse é assunto pro próximo post. Esse já ficou longo demais...
PS: Ah, e não confiem muito nas minhas referências históricas. Eu escrevi esse texto mais na base do achismo e de algumas observações que faço aqui e ali. Quase nada de pesquisa. Portanto, antes de repetir alguma besteira que eu tenha dito, sugiro que você dê uma pesquisada antes.