sábado, 7 de julho de 2012

O segundo aniversário

Há exatos dois anos eu publicava o primeiro post desse blog. Uma parca introdução ao que seria (ou pretendia ser) esse espaço. Desde então outro textos vieram... tenho a leve impressão que já disse tudo isso no ano passado, quando o L-A completou seu primeiro ano de vida. Bom, de qualquer forma, esse texto vai seguir a mesma linha. É isso aí, mais um pouco de estatísticas para animar nossa noite de sábado!


Segundo o texto do ano passado, naquela época, o blog havia recebido pouco mais de 1.500 visitas. Hoje esse número cresceu para pouco mais de 4.000. Nada muito expressivo para os padrões da internet, mas, porra, para os meus padrões até que é bastante. Nenhum mês teve mais visitas que aquele julho de 2010 da estréia se bem que o mês de julho de 2011 e esse recém finado mês de junho chegaram bem perto de tomar a coroa. Aparentemente, por motivos que vão além da minha compreensão, o blog costuma atrair gente no meio do ano.

Esse ano não foi diferente. O blog quase não teve visitas de janeiro a abril. Mas a partir de maio, o número de visitas subiu quase o dobro em relação ao mês anterior. Eu até poderia pensar que isso tivesse alguma relação com o fato de eu ter passado os primeiros meses de 2012 sem dar sinal de vida e ter retomado o blog no final de abril, mas não é o caso. Os textos que publiquei esse ano tiveram pouquíssimas visualizações. E mesmo a procura pelos textos mais velhos não justifica essa diferença entre um mês e outro.

O jeito é tentar extrair alguma coisa observando as postagens mais vistas.

No ano passado, Mortal Kombat: passado, futuro e... expectativas garantiu a medalha de ouro com folga. Esse ano, o texto repete o feito, com uma vantagem assustadora de 1.000 visualizações em relação ao segundo colocado. Na época, eu pensei que o motivo para esse relativo "sucesso" fosse o lançamento do jogo, em abril (ou maio?) daquele ano. Mas hoje ele ainda mantém o posto e possivelmente nunca ficou uma semana sem receber visitas.

Pesquisando um pouco, descobri que muita gente (muita gente mesmo) vem parar aqui no blog por causa desta imagem:



Interessante, considerando que eu imaginava ser a única pessoa do planeta que ainda lembrava dela. Mas não é só isso. Fiz um pequeno teste no Google e descobri que esse imagem aparece (ou pelo menos aparecia no mês passado) já na primeira página de pesquisa por "Ashrah"

Filma eu, Galvão



Se eu soubesse, teria criado um fansite. Enfim, pelo menos o mistério foi resolvido. A página mais visitada do meu blog (com folga) nem é mérito meu. Isso certamente acabaria com a minha auto estima se eu tivesse uma.

Mas a vida continua. E a lista também. O segundo lugar ficou com Países e estereótipos. Nesse caso, não tenho muito palpite. Sei que no ano passado muita gente parava aqui procurando por "estereótipos de países" - que é o que justamente o texto de certa forma condena. Como nenhum desses visitantes se pronunciou a respeito, não sei se chegaram a ler o post ou se fecharam a janela assim que perceberam que não era bem aquilo que estavam procurando. Mas continua sendo um dos meus preferidos.

O mesmo não posso dizer do terceiro colocado: Eurocopa 2012 - Eliminatórias. O texto era o segundo colocado em 2011 e, agora que a Eurocopa acabou, deve continuar caindo até ser sumariamente esquecido - para minha alegria.

O mais curioso é que eu nem acompanhei as eliminatórias. Aliás, mal acompanhei a Euro. O único confronto que atraiu minha atenção foi Portugal x Holanda - porque eu tinha esperanças que eles repetissem aquele show de vale tudo que protagonizaram na copa de 2006. Mas acabou sendo uma decepção... porra! Nenhum cartão vermelho sequer?

E não teve jeito. Nesses últimos meses minhas atenções futebolísticas estavam todas voltadas para a Libertadores. Eu nunca pensei que um dia fosse trocar uma Eurocopa por uma Libertadores, mas, olhando agora, não me arrependo nem um pouco.

Na sequência, Vida a la carte continua sendo o líder entre os textos de ficção. Não é o meu preferido, mas parece ter causado algum impacto...

Acho que vale destacar também o quinto colocado: "Rostos comuns nos corredores do colégio". Eu nem mesmo lembrava que tinha publicado esse texto, mas houve um aumento significativo no número de visualizações. Se continuar ness ritmo, deve terminar em quarto lugar no próximo ano. O lado bom de redescobrir esse texto foi que gostei dele (e me deu vontade de assistir ao filme de novo).

O vou mencionar o sexto colocado só porque é o meu preferido de todos e eu acho que merecia estar mais bem posicionado nessa lista: Pessoas inteligentes.

A maior parte das visitas continuam vindo do Brasil, naturalmente. Em segundo lugar vem os Estados Unidos (provavelmente por causa do texto do Mortal Kombat) e Portugal fecha o pódio. Depois vem, nessa ordem: México, Alemanha, Rússia, Argentina, França, Canadá e Colômbia. Não faço ideia se algum deles entende o que é publicado aqui.

Meu blog anterior morreu com dois anos... será que esse supera essa sina?