A Copa do Mundo sem Brasil e Argentina. E Uruguai, México, Chile, Paraguai...
Eu tenho uma relação estranha com o futebol. Até gosto de assistir, mas não me empolgo muito. Não me interesso pelas competições entre clubes. Mas se a disputa é entre seleções nacionais, fico os noventa minutos (mais acréscimos) na frente da TV.
Infelizmente pra mim, as seleções raramente entram em campo. A Copa do Mundo dura apenas um mês e acontece de quatro em quatro anos. Geralmente, os campeonatos continentais também. Sobram apenas os amistosos e as eliminatórias para os eventos maiores. Porém, esses não costumam passar na TV. Então apelo pro "futebol de estatísticas". Não vejo os jogos (apenas lances que acabam pipocando pelo youtube), mas acompanho o sobe-e-desce das tabelas.
Pois é. Enquanto os verdadeiros amantes do futebol se entretem com o Campeonato Brasileiro (alguém ainda acompanha?) e com as infindáveis ligas européias, eu fico na expectativa para saber quem vai se classificar ou não para a Copa do Mundo. Ou, no caso desse post, para a Eurocopa de 2012.
O sorteio dos grupos foi definido em fevereiro (se não me engano) e a competição só começa pra valer no mês que vem. No entanto, o primeiro jogo válido - entre Estônia e Ilhas Faroe - acontece já no dia 11. Não sei porque esse jogo acontece tão fora do calendário previsto (talvez a Estônia queira sentir o gosto de ficar no topo da tabela por um tempo), mas como eu queria escrever algo antes de todos os jogos acontecerem, cá estou.
Polônia e Ucrânia, que co-sediarão o evento, não participam das eliminatórias. O primeiro colocado de cada grupo se classifica para a competição. O segundo colocado com melhor campanha também. Os outros segundos colocados decidem as últimas quatro vagas nos play-offs. Segue então uma análise grupoa grupo:
GRUPO A
Componentes:
Alemanha
Turquia
Áustria
Bélgica
Cazaquistão
Azerbaijão
Visão geral: Um dos grupos mais equilibrados dessa eliminatória. A Alemanha vem embalada depois de uma boa apresentação na Copa de 2010 e deve ficar com a primeira colocação. A Turquia é cotada para o segundo lugar, mas costuma ter problemas em eliminatórias. Pode sentir a pressão da Bélgica, que parece estar disposta a apagar a imagem que deixou nos últimos anos e voltar a ser uma seleção respeitada. O mesmo poderia ser dita da Áustria, mas numa escala menor. Cazaquistão e Azerbaijão ficarão felizes em somar alguns pontinhos.
Os dois primeiros colocados: Alemanha e Turquia
Vou torcer para: Alemanha... podendo mudar para Turquia ao longo do percurso.
GRUPO B
Componentes:
Rússia
Eslováquia
Irlanda
Macedônia
Armênia
Andorra
Visão geral: A Eslováquia se superou durante as eliminatórias da última Copa do Mundo, terminando em primeiro lugar do seu grupo. Já na copa, surpreendeu ao vencer (e eliminar) a então campeã Itália. Deve vir para tenar se firmar de vez no patamar das grandes seleções. Mas a tarefa não será fácil. Rússia e Irlanda ficaram de fora da última copa, perdendo a vaga de maneira dramática, e devem apostar suas todas as suas fichas nessa classificação. A Macedônia fará de tudo para roubar alguns pontos dessas três seleções. A Armênia fará de tudo para roubar alguns pontos da Macedônia. E a Andorra fará de tudo para quebrar as pernas do maior número de jogadores adversários possíveis.
Os dois primeiros colocados: Rússia e Irlanda
Vou torcer para: Irlanda... eu acho.
GRUPO C
Componentes:
Itália
Sérvia
Irlanda do Norte
Eslovênia
Estônia
Ilhas Faroe
Visão geral: Itália, Sérvia e Eslovênia foram à África e saíram de lá depois de situação traumáticas: A Itália ficou em último lugar, num grupo relativamente fácil. A Sérvia só precisava vencer a frágil Austrália para seguir na disputa. Perdeu. A Eslovênia estava nas oitavas até o último segundo do jogo entre Estados Unidos e Argélia, quando os norte-americanos conseguiram encontrar um gol milagroso e despachar os eslovenos de volta pros Bálcãs. Soma-se ao cenário a imprevisível Irlanda do Norte, que pode frustrar os sonhos de qualquer um aí. Estônia e Ilhas Faroe brigam para não ficar em último.
Os dois primeiros colocados: Sérvia e Itália
Vou torcer para: ... Estônia? Talvez Eslovênia...
GRUPO D
Componentes:
França
Romênia
Bósnia e Herzegovina
Bielorrússia
Albânia
Luxemburgo
Visão geral: Um grupo tosco. A Romênia é a minha seleção favorita na europa. Não. É a minha seleção favorita no mundo (os motivos não vem ao caso agora). Fez uma campanha desastrosa nas eliminatórias para a Copa de 2010 e, até agora, não deu indícios de que vá melhorar. Uma pena. A França está numa situação um pouco semelhante. Vem capengando desde a aposentadoria do Zidane. Mas o fracasso na última copa parece ter feito o time acordar. Se livraram de um peso morto (o técnico) e deve vir reformulada para a disputa. A Bósnia e Herzegovina, apesar do nome de escritório de advocacia, é uma seleção bastante ambiciosa que não deverá deixar passar essa chance. Nas últimas eliminatórias, em um grupo mais difícil que esse, terminaram em segundo lugar. Bielorrússia e Albânia, por outro lado, não tem muitas esperanças em se classificarem, mas esperam fazer uma boa campanha para conseguirem um bom coeficente para o próximo sorteio. Luxemburgo vai tentar não ser um saco de pancadas.
Os dois primeiros colocados: França e Bósnia & Herzegovina
Vou torcer para: Romênia. Ieri, astazi, mereu!
GRUPO E
Componentes:
Holanda
Suécia
Finlândia
Hungria
Moldávia
San Marino
Visão geral: A eterna vice Holanda não deve ter muitas dificuldades para terminar em primeiro. A instável Suécia é favorita para o segundo lugar, mas seus vizinhos finlandeses prometem dificultar as coisas. A Finlândia vem batendo na trave da classificação faz tempo. Será uma das mais beneficiadas quando a Eurocopa expandir o número de participantes de 16 para 24. Mas ao que tudo indica, deve morrer na praia de novo. A Hungria não deve ser problemas, a menos que resolva ressuscitar da catacumba que se enfiou desde, sei lá, a década de 60. Moldávia não deve ser desafio para ninguém e San Marino não vence nem time de várzea.
Os dois primeiros colocados: Holanda e Suécia
Vou torcer para: Finlândia
GRUPO F
Componentes:
Croácia
Grécia
Israel
Letônia
Geórgia
Malta
Visão geral: Quando ganhou a Eurocopa de 2004, a Grécia virou uma inspiração para as seleções mid-tier. Também virou um dos times mais super-valorizados do Velho Continente. Dessa vez, deve ter trabalho contra a Croácia, igualmente super-valorizada, mas que costuma dominar as eliminatórias. Israel vem crescendo e pode abocanhar um segundo lugar. Também não descartaria a Letônia. A Geórgia é aquele time que parece que vai, mas nunca sai do lugar. E Malta é aquele time que parece que nunca vai sair do lugar mesmo.
Os dois primeiros colocados: Croácia e Grécia... na dúvida, vá sempre pelo palpite mais óbvio.
Vou torcer para: Letônia
GRUPO G
Componentes:
Inglaterra
Suíça
Bulgária
País de Gales
Montenegro
Visão geral: É provável que a Inglaterra fique com a primeira colocação sem problemas. Não por estar apresentando um bom futebol (o que não está), mas porque o nível das outras quatro seleções é bem equilibrado. É possível que elas acabem roubando pontos uma das outras e amarelem quando forem enfrentar a renomada seleção inglesa. A Suíça é inconstante. Que outro adjetivo posso usar para um seleção que vence a Espanha, perde pro Chile e empata com Honduras? A Bulgária tenta se reerguer, depois de várias frustrações. País de Gales e Montenegro poderão causar algumas decepções (como essas análises ficam repetitivas depois de um tempo, não?).
Os dois primeiros colocados: Inglaterra e Suíça
Vou torcer para: Bulgária
GRUPO H
Componentes:
Portugal
Dinamarca
Noruega
Chipre
Islândia
Visão geral: Após apresentações pouco convincentes na África do Sul, Portugal e Dinamarca tiveram sorte. Devem brigar pela primeira posição com ampla vantagem aos demais. A eternamente promissora Noruega pode causar algum estrago, mas nada que interfira na ordem natural das coisas. O Chipre pode interferir menos ainda. E a Islândia só está lá porque alguém precisa estar.
Os dois primeiros colocados: Portugal e Dinamarca
Vou torcer para: Noruega
GRUPO I
Componentes:
Espanha
República Tcheca
Escócia
Lituânia
Liechtenstein
Visão geral: A campeã mundial é também a atual campeã européia. E certamente estará na Polônia (ou na Ucrânia) defendendo seu título. As decadentes República Tcheca e Escócia não deverão fazer nem cócegas nos espanhóis. A emergente Lituânia ainda precisa comer muito arroz com feijão para sonhar em ser um problema para a Espanha. E Liechtenstein é só um time com nome difícil.
Os dois primeiros colocados: Espanha e Lituânia (fodam-se as escolhas óbvias)
Vou torcer para: Lituânia.
"O melhor do futebol é ver todas as nossas previsões darem errado."