Era uma noite comum naquela casa: o pai esticava-se em sua poltrona favorita para assistir ao telejornal depois de um cansativo dia de trabalho. A mãe estava a horas no telefone com uma amiga, colocando em dia todas as novidades da semana. O filho mais velho estava na casa da namorada. Avisou que passaria essa noite por lá. O filho mais novo estava em seu quarto, fazendo a lição de casa.
A professora havia lhe passado uma lista de cem exercícios para resolver. Era uma espécie de reforço - ou seria vingança? - por ele não ter ido muito bem na última prova de matemática. Ele já havia feito pouco mais da metade da lista, mas seus olhos já começavam a embaralhar todos aqueles números.
sábado, 26 de maio de 2012
segunda-feira, 21 de maio de 2012
Os 10 clichês que mais me incomodam na ficção
Ok, isso vai demorar muito mais do que eu esperava.
Enfim, acho que não são exatamente os "10 piores", mas são os 10 que consegui pensar durante a semana. Não reparem se o texto não estiver fazendo muito sentido: escrevi na pressa.
Divirta-se:
Enfim, acho que não são exatamente os "10 piores", mas são os 10 que consegui pensar durante a semana. Não reparem se o texto não estiver fazendo muito sentido: escrevi na pressa.
Divirta-se:
domingo, 13 de maio de 2012
Top 5 - Elementos narrativos
Talvez eu devesse ter escrito esse texto antes de começar a me meter a comentar sobre ficção. Infelizmente, retcons não são possíveis na vida real, o que significa que esse texto - que daria uma bela introdução ao assunto - será nosso capítulo 3. Enfim, chega de lamentações. Porque, excepcionalmente, hoje vamos falar de coisa boa...
sábado, 5 de maio de 2012
Plot Hole Panic
Ninguém estava lá para saber quais foram suas últimas palavras...
Uma história de ficção é, superficialmente falando, uma mentira que o autor conta ao leitor. A intenção não é fazer o leitor assumir aquela trama como algo que aconteceu de verdade, mas é fundamental que ela tenha o mínimo de coerência com as regras estabelecidas pelo seu próprio universo. A palavra-chave aqui é "mínimo". Afinal, é quase impossível criar uma história livre de qualquer tipo de contradição.
Assinar:
Postagens (Atom)